Um Guia para a Orientação Acadêmica Universitária

Seja você um estudante potencial, um calouro de primeiro semestre, esteja se preparando para a graduação ou buscando um caminho para a pós-graduação, a orientação acadêmica desempenha um papel crucial em guiar os estudantes universitários ao longo de sua jornada educacional, dizem os especialistas.

Ao longo da carreira universitária, pode não haver ninguém a quem o estudante recorra tão frequentemente quanto a um orientador acadêmico.

“Costumávamos ser rígidos sobre como a orientação acadêmica deveria ser,” diz Kyle Ross, diretor executivo da Associação Nacional de Orientação Acadêmica. “Agora, é um conjunto completo de apoio e recursos para os estudantes que eles não obteriam se não tivessem uma relação consistente com alguém na universidade.”

O Que É a Orientação Acadêmica?

Um orientador acadêmico ajuda os estudantes a navegar em um programa de estudos que resulta em um diploma. Tradicionalmente, os orientadores se concentravam em inscrever os estudantes em cursos e garantir que estivessem no caminho certo para o seu programa de graduação.

Mas o papel mudou, dizem os especialistas. Embora os orientadores ainda ajudem os estudantes a se matricularem em cursos, eles agora também são um centro para uma gama completa de recursos e apoio no campus.

Ao se encontrar com um orientador acadêmico, Ross diz que os estudantes devem perguntar coisas como “quais cursos precisam ser concluídos em períodos críticos de seu plano geral, quais pré-requisitos devem ser considerados ao planejar os cursos e quais atividades podem ou devem considerar fora da sala de aula, como estágios, organizações estudantis e estudos no exterior.”

Eles também devem se sentir confiantes em pedir ao orientador recursos do campus “que possam ajudá-los com questões relacionadas ao bem-estar financeiro, saúde mental, apoio acadêmico, necessidades básicas e tudo o mais que esteja ligado ao seu sucesso geral enquanto estiverem matriculados em uma instituição de ensino superior.”

Nos últimos anos, a orientação proativa tornou-se popular, diz Ross. Isso significa que o orientador antecipa as preocupações do estudante antes que elas surjam, usando dados – incluindo notas – “para dizer: ‘Ei, isso está acontecendo. Queríamos entrar em contato porque estamos preocupados com você. Deixe-nos saber como podemos ajudar. Não ouvimos notícias suas há um tempo.'”

Bons orientadores acadêmicos não ditam cursos ou caminhos aos estudantes “mas os orientam, guiam e ajudam a tomar suas próprias decisões sobre seu caminho para e através do ensino superior,” ele diz.

Os orientadores se concentram em construir relacionamentos com os estudantes, “conhecendo-os, sabendo seus nomes, conhecendo suas vulnerabilidades, o que lhes traz alegria,” e então usam essa informação para ser um bom coach no processo de tomada de decisões, diz Terrell L. Strayhorn, pró-reitor associado e reitor interino da Escola de Artes e Ciências da Virginia Union University.

Quando Obter Ajuda de um Orientador Acadêmico

A chave para uma orientação acadêmica bem-sucedida é identificar problemas cedo e conectar os estudantes a soluções, dizem os especialistas.

Embora os orientadores geralmente façam o primeiro contato no início do semestre, os estudantes também devem tomar a iniciativa de entrar em contato, especialmente quando estiverem com dificuldades em uma aula, considerando mudar de curso, enfrentando problemas pessoais ou tendo dificuldades para pagar a faculdade.

Qualquer estudante considerando abandonar uma aula deve conversar com um orientador acadêmico o mais rápido possível, dizem os especialistas. Eles podem discutir por que você quer abandonar, quais são suas opções, o que isso significa para o seu curso, o que isso significa para o próximo semestre e como isso pode afetar sua ajuda financeira. Os prazos para abandonar uma aula tornam especialmente importante encontrar-se com um orientador cedo.

Os estudantes devem se encontrar com seu orientador antes da admissão e novamente após a admissão para a declaração oficial de um curso e para a remoção de bloqueios de registro, diz Yvonne Imergoot, orientadora acadêmica na Texas A&M University—Central Texas.

Eles também devem se encontrar a cada semestre para garantir que estão no caminho certo para a graduação, ela diz, acrescentando que a maioria de suas discussões com os estudantes está relacionada a objetivos de carreira, declaração de curso, tempo para concluir um diploma, construção de um plano de curso e seleção de aulas.

“Os orientadores estão mais familiarizados com o catálogo de cursos recentes e atualizações de grau,” ela diz. “Também podemos solucionar quaisquer obstáculos para o estudante e criar um caminho claro para sua graduação.”

Strayhorn diz que os estudantes devem falar abertamente sobre suas aspirações. “Os orientadores acadêmicos e aqueles que os lideram devem ser abertos e honestos sobre a capacidade da instituição de levá-los até lá.”

“Os estudantes devem se sentir confortáveis, ao se matricularem, em dizer, ‘Eu quero ter meu próprio negócio. Eu quero dirigir uma ONG. Eu quero ser advogado,’ e a instituição – através de seus orientadores acadêmicos – deve ser capaz de transportá-los de onde estão hoje para quem querem ser amanhã.”

Como Se Preparar Para uma Reunião com o Orientador Acadêmico

Fazer uma lista de seus objetivos e perguntas antes de sua reunião é importante, dizem os especialistas, incluindo aquelas que se relacionam a estudos de pós-graduação potenciais.

Imergoot aconselha os estudantes a perguntar sobre os resultados de aprendizado em seu curso, como a universidade lida com créditos de transferência, programas de sucesso estudantil, o catálogo da universidade, recursos da biblioteca e centros de escrita.

“Nenhuma pergunta é muito pequena ou irrelevante,” diz Strayhorn. “Pergunte. Apareça como você é, seja autêntico, compartilhe seus sonhos, aspirações e expectativas da instituição, e não tenha medo de pedir ajuda antes que haja um problema.”

“O que a orientação acadêmica tem feito há muito tempo é oferecer aos estudantes informações e conhecimento sobre expectativas e padrões acadêmicos,” ele acrescenta. “Mas os estudantes têm uma série de necessidades não acadêmicas… Eles querem ir para uma escola onde sintam um senso de pertencimento. Os estudantes devem fazer perguntas e expressar suas necessidades não acadêmicas durante a orientação, e ao se encontrar com orientadores acadêmicos dentro e fora da sala de aula.”